30/11 - Última atividade do Projeto Compostagem de 2017

Data 15/12/2017 8:20:00 | Assunto: Assunto

Nesta data, foi realizada a última atividade do ano do Projeto Compostagem, no Clube Santa Fé.



Realizada última atividade do ano de 2017 do Projeto Compostagem







Foi realizada nesta data, atividade externa do Projeto de Compostagem no Clube Santa Fé.


Como sempre, tivemos o apoio do Clube que sede o espaço da mata e trilha ecológica para essa atividade.


A trilha foi conduzida pelo Gestor Ambiental do Escritório Regional da SEMA-PR de Francisco Beltrão, Sr. Odenir de Barba.


Consideramos a trilha muito importante, porque ali temos contato direto com o ciclo da matéria orgânica na natureza. A compostagem que fazemos na escola, repete o mesmo processo e com isso, evitamos jogar fora o resíduo e transformarmos em excelente adubo.


As atividade lúdicas, já clássicas nesse espaço, com variações de local e grau de dificuldade, levam os participantes a experimentarem outras sensações, quando estão caminhando de olhos vendados ou mesmo usando somente a imagem de um espelho para se locomoverem em grupo.

O ápice foi um jogo que exige cuidado e compreensão. As árvores além de serem ótimas reguladoras da temperatura, protetoras do solo, fonte de alimento e tantos outros, podem também servir de esconderijo em um deslocamento em que é preciso ficar escondido quando toca o silvo longo do apito e o vigilane busca quem não se escondeu.

Esteve presente conosco, o Diretor de Meio Ambiente do município de Marmeleiro - Andrei Junior Oliveira e Viviane de Carli - Assessoria de Relações Públicas.

E como ninguém fica de fora, foi muito bom ter mais duas pessoas auxiliando diretamente no jogo final.

Tivemos também, a participação especial da Professora Vanusa Ramos Müller, que além de participar ativamente na coleta de resíduos orgânicos durante todo o ano, também fez os registros na trilha e outros cuidados necessários para o bom andamento da atividade.

Enfim, queremos agradecer a todos que de alguma forma contribuiu, para que o Projeto de Compostagem possa ser uma realidade e provocar uma mudança em todos nós.

A compostagem, é uma rotina como tantas outras coisas boas que fazemos para viver bem.











Está notícia foi publicada no COLÉGIO ESTADUAL TELMO OCTÁVIO MÜLLER - EFN
http://www.mletelmomuller.seed.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.mletelmomuller.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=389