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4.1 Reuniões Pedagógicas
4.2 Reuniões de Equipe
4.3 Reuniões de Pais
4.4 Grupos de Estudos
4.5 Atividades Pedagógicas Desenvolvidas

4.1 REUNIÕES PEDAGÓGICAS 

As discussões concernentes à área de ação das disciplinas, ocorrem nas Reuniões Pedagógicas - conforme previsto no Calendário Escolar. Nessas reuniões, é possível tratar sobre a construção do Plano Anual do Colégio e do Plano de trabalho Docente, assim como, a organização para a prática do professor, buscando a contribuição dos docentes para sugestões de temas e projetos que o colégio implanta. Essas ideias culminam em práticas de sala de aula sobre temas diversos,  enfrentamento à violência, cidadania, bem como atividades relacionadas a Cultura  Afro no Brasil.
Essas Reuniões são importantes, pois todos os profissionais  participam das discussões, sendo que em alguns deles há a participação do Grêmio Estudantil, APMF e Conselho Escolar.
 

Datas das Reuniões Pedagógicas previstos para o ano letivo de 2018:

 

4.2 Reuniões de Equipe

O Colégio Estadual Telmo Octávio Müller, realiza reuniões de equipe para tratar  de assuntos relacionados ao bom funcionamento da escola e discutir  ações e projetos relacionados as áreas de conhecimento.
As reuniões acontecem com a presença da Equipe Pedagógica,  Direção, professores e funcionários envolvidos nos projetos.
Nessas discussões, também perpassam outros assuntos do âmbito da aprendizagem escolar, e é a partir disso que são tomadas providências para solucionar os problemas de aprendizagem e disciplina.
As reuniões de equipe não são previstas no Calendário Escolar, e são realizadas de acordo com a necessidade da escola.

4.3 Reuniões de Pais

A participação da família no colégio, sempre foi defendida pelo Colégio Estadual Telmo Octávio Müller.
No dia 14 de junho de 2018, a escola realizou a primeira reunião de pais do ano, para discutir e apresentar o trabalho desenvolvido pela direção, equipe pedagógica e professores, sempre com a preocupação voltada para  o aprendizado dos alunos.
No primeiro momento, a diretora Rosângela Aparecida Prestes, falou aos pais que observem a rotina e o material escolar dos seus filhos, como  livros didáticos, livro de leitura,  agenda escolar, uniforme, horário das aulas,  trabalhos, avaliações/notas,  tabuada, o tempo que seu filho está dedicando aos estudos, acompanhamento da leitura de livros e incentivar que para que ela se torne uma rotina  na vida do seu filho.
Ressaltou ainda, a importância dos pais observarem  o que seus filhos conversam com seus amigos e acompanhar  o uso das redes sociais.
No segundo momento a diretora falou sobre os projetos e atividades que estão sendo desenvolvidos na escola e efetuada a eleição da nova chapa da APMF.                             
A equipe pedagógica falou do comprometimento dos alunos no efetivo exercício de estudar e aprender, na formação de um alunado consciente de seus deveres, já que a cidadania exige compromisso e participação.
Após isso, foi entregue as agendas escolares para os pais.

4.4 Atividades pedagógicas desenvolvidas

Sala de Recursos

De acordo com as Diretrizes Nacionais a sala de recursos é um serviço de apoio pedagógico especializado, no qual o professor realiza a complementação ou suplementação curricular, usando procedimentos e materiais específicos. As atividades nestas salas seguem um cronograma de trabalho condizente com as dificuldades e necessidades dos alunos e dos recursos a serem adaptados. A Sala de recursos foi uma reivindicação antiga da comunidade, a qual conquistamos no ano de 2006. A Sala de Recursos atende alunos do 6º ao 9º ano.

Semana de Integração Comunidade Escola

Está previsto para esse ano, jogos interséries,envolvendo todos os colégios de Marmeleiro.

Cultura - Afro - Brasileira e Africana  e Equipe Multidisciplinar


Os trabalhos sobre a cultura afro, foram inseridos nas disciplinas conforme a Lei nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003, que determina a obrigatoriedade de inclusão no currículo oficial da rede de ensino.
Durante o ano letivo, a Equipe Multidisciplinar composta por pedagogos, professores e funcionários, incentivam ações  positivas contra todos os tipo de preconceito, segregação,  resgatando a contribuição do povo negro na área social, econômica e política do Brasil.
Durante a Semana da Consciência Negra, que precede o dia 20 de novembro, são expostos trabalhos realizados, mostrando para a Comunidade Escolar o resgate e a contribuição do povo negro na nossa história.

Projeto Leitura

O Projeto é realizado semanalmente, com cronograma alternando os dias e as aulas em que os alunos são direcionados para a leitura.
Os alunos trazem o livro/ ou revista a ser lido durante a aula e os que não trouxerem é ofertado material da biblioteca.
A leitura também pode ser feita no laboratório de informática, onde os professores também disponibilizam livros no compartilhamento público.

Projeto Empreendedorismo
O Projeto é em parceria com o SEBRAE e desensolve atividades lúdicas que estimulam os alunos a empreender, passando desde do processo de análise de custo e rentabilidade com a venda  dos produtos produzidos durante as aulas.
O Projeto está dividido em duas turmas. Uma atende alunos dos 6ºs. e 7ºs. anos e outra 8s. e 9ºs. anos.

Projeto Futuro Integral

Em parceria com o SESC de Francisco Beltrão, desenvolve atividades relacionadas ao raciocínio lógico matemático e ao letramento.
O Projeto é desenvolvido por professores do SESC, onde trabalham de forma lúdica estimulando essas habilidades.
Todos os anos é desenvolvido um dia específico para exposição de atividades com a participação de todo o colégio.

Projeto Compostagem
O Projeto de Compostagem, é uma ação prática de educação ambiental e objetiva que os participantes possam compreender melhor os ciclos da natureza; perceber o meio a sua volta, dialogar sobre os problemas ambientais, experimentar convivências que contribuam  para uma vida melhor.
Esse Projeto é desenvolvido no colégio Telmo Müller, desde 2012, sendo um investimento da Prefeitura Municipal de Marmeleiro, através do Departamento de Meio Ambiente,
O Projeto consiste no aproveitamento do lixo orgânico, contido em resíduos animais e vegetais. É feita por muitas espécies de microorganismos que em presença de umidade e de ar se alimentam dessa matéria e propiciam que seus nutrientes voltem a terra. A atividade básica do Projeto, consiste na coleta semanal de resíduos orgânicos que virão de casa. Estes resíduos serão compostados no Colégio  transformando-se em adubo, que será utilizado na horta e jardins da escola.
O Projeto é trabalhado durante todo o ano letivo, com alunos dos 6ºs. anos do período da manhã e tarde.


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