Quantidade de Páginas visitadas

 Formação Continuada



                                                                                                                                                                                 



CADEP

Conheça a APMF de sua escola

CCPE


4.1 Reuniões Pedagógicas
4.2 Reuniões de Equipe
4.3 Reuniões de Pais
4.4 Grupos de Estudos
4.5 Atividades Pedagógicas Desenvolvidas

4.1 REUNIÕES PEDAGÓGICAS 

As discussões concernentes à área de ação das disciplinas, ocorrem nas Reuniões Pedagógicas - conforme previsto no Calendário Escolar. Nessas reuniões, é possível tratar sobre a construção do Plano Anual do Colégio e do Plano de trabalho Docente, assim como, a organização para a prática do professor, buscando a contribuição dos docentes para sugestões de temas e projetos que o colégio implanta. Essas ideias culminam em práticas de sala de aula sobre temas diversos,  enfrentamento à violência, cidadania, bem como atividades relacionadas a Cultura  Afro no Brasil.
Essas Reuniões são importantes, pois todos os profissionais  participam das discussões, sendo que em alguns deles há a participação do Grêmio Estudantil, APMF e Conselho Escolar.
 

Datas das Reuniões Pedagógicas previstos para o ano letivo de 2017:

06/03, 24/05, 04/12.

4.2 Reuniões de Equipe

O Colégio Estadual Telmo Octávio Müller, realiza reuniões de equipe para tratar  de assuntos relacionados ao bom funcionamento da escola e discutir  ações e projetos relacionados as áreas de conhecimento.
As reuniões acontecem com a presença da Equipe Pedagógica,  Direção, professores e funcionários envolvidos nos projetos.
Nessas discussões, também perpassam outros assuntos do âmbito da aprendizagem escolar, e é a partir disso que são tomadas providências para solucionar os problemas de aprendizagem e disciplina.
As reuniões de equipe não são previstas no Calendário Escolar, e são realizadas de acordo com a necessidade da escola..

4.3 Reuniões de Pais

A participação da família no colégio, sempre foi defendida pelo Colégio Estadual Telmo Octávio Müller.
No dia 21 de fevereiro de 2017, a escola realizou a primeira reunião de pais do ano, para discutir e apresentar o trabalho desenvolvido pela direção, equipe pedagógica e professores, sempre com a preocupação voltada para  o aprendizado dos alunos.
No primeiro momento, a diretora Rosângela Aparecida Prestes Silva, falou sobre o material escolar dos alunos como os livros didáticos, a agenda escolar, uniforme, horário das aulas, avaliações, trabalhos e orientações gerais.
Se dedicar mais aos estudos em casa; solicitando aos pais que acompanhem as avaliações/notas
No segundo momento a diretora falou sobre os projetos e atividades que estão sendo desenvolvidos na escola, como o Futuro Integral, Empreendedorismo e também a Sala de Recursos.
No terceiro momento, o professor Pedagogo César Claudino tratou da importância do acompanhamento da família na vida escolar dos filhos e da organização escolar necessária para um bom desempenho.                                                  
A equipe pedagógica tratou ainda as questões relacionadas ao conhecimento e a organização pessoal para os estudos, o comprometimento dos alunos no efetivo exercício de estudar e aprender, na formação de um alunado consciente de seus deveres, já que a cidadania exige compromisso e participação. 
Se dedicar mais aos estudos em casa; solicitando aos pais que acompanhem as avaliações/notas, leitura,  entre outros. 
Houve entrega das agendas escolares referente ao primeiro trimestre aos pais de alunos que algumas disciplinas alcançaram notas abaixo da média, para que os pais tenham conhecimento do baixo rendimento e para que tomem providências.           

4.4 Atividades pedagógicas desenvolvidas

Sala de Recursos

De acordo com as Diretrizes Nacionais a sala de recursos é um serviço de apoio pedagógico especializado, no qual o professor realiza a complementação ou suplementação curricular, usando procedimentos e materiais específicos. As atividades nestas salas seguem um cronograma de trabalho condizente com as dificuldades e necessidades dos alunos e dos recursos a serem adaptados. A Sala de recursos foi uma reivindicação antiga da comunidade, a qual conquistamos no ano de 2006. A Sala de Recursos atende alunos do 6º ao 9º ano.

Mais Educação

A sala de Apoio - MAIS EDUCAÇÃO atende alunos dos 6ºs. e 7ºs. anos que passaram por uma avaliação interna e foi constatado defasagem de conteúdo de Língua Portuguesa e  Matemática. Os alunos são atendidos duas vezes na semana em cada uma dessas dificuldades. Além de participarem de um Projeto de Leitura específico do colégio.

Semana de Integração Comunidade Escola

Está previsto para esse ano, jogos interséries,envolvendo todos os colégios de Marmeleiro.

Cultura - Afro - Brasileira e Africana


Os trabalhos sobre a cultura afro, foram inseridos nas disciplinas conforme a Lei nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003, que determina a obrigatoriedade de inclusão no currículo oficial da rede de ensino.
Durante o ano letivo, a Equipe Multidisciplinar composta por pedagogos, professores e funcionários, incentivam ações  positivas contra todos os tipo de preconceito, segregação,  resgatando a contribuição do povo negro na área social, econômica e política do Brasil.
Durante a Semana da Consciência Negra, que precede o dia 20 de novembro, são expostos trabalhos realizados, mostrando para a Comunidade Escolar o resgate e a contribuição do povo negro na nossa história.

Projeto Leitura

O Projeto é realizado semanalmente, com cronograma alternando os dias e as aulas em que os alunos são direcionados para a leitura.
Os alunos trazem o livro/ ou revista a ser lido durante a aula e os que não trouxerem é ofertado material da biblioteca.
A leitura também pode ser feita no laboratório de informática, onde os professores disponibilizam livros no compartilhamento público.

Projeto Empreendedorismo
O Projeto é em parceria com o SEBRAE e desensolve atividades lúdicas que estimulam os alunos a empreender, passando desde do processo de análise de custo e rentabilidade com a venda  dos produtos produzidos durante as aulas.
O Projeto está dividido em duas turmas. Uma atende alunos dos 6ºs. e 7ºs. anos e outra 8s. e 9ºs. anos.

Projeto Futuro Integral

Em parceria com o SESC de Francisco Beltrão, desenvolve atividades relacionadas ao raciocínio lógico matemático e ao letramento.
O Projeto é desenvolvido por professores do SESC, onde trabalham de forma lúdica estimulando essas habilidades.
Todos os anos é desenvolvido um dia específico para exposição de atividades com a participação de todo o colégio.

Projeto Compostagem
O Projeto de Compostagem, é uma ação prática de educação ambiental e objetiva que os participantes possam compreender melhor os ciclos da natureza; perceber o meio a sua volta, dialogar sobre os problemas ambientais, experimentar convivências que contribuam  para uma vida melhor.
Esse Projeto é desenvolvido no colégio Telmo Müller, desde 2012, sendo um investimento da Prefeitura Municipal de Marmeleiro, através do Departamento de Meio Ambiente, e tem como idealizadora a Ecophysis, Cláudio Loes-ME.
O Projeto consiste no aproveitamento do lixo orgânico, contido em resíduos animais e vegetais. É feita por muitas espécies de microorganismos que em presença de umidade e de ar se alimentam dessa matéria e propiciam que seus nutrientes voltem a terra. A atividade básica do Projeto, consiste na coleta semanal de resíduos orgânicos que virão de casa. Estes resíduos serão compostados no Colégio  transformando-se em adubo, que será utilizado na horta e jardins da escola.
O Projeto é trabalhado durante todo o ano letivo, com alunos dos 6ºs. anos do período da manhã e tarde.
Participam também, alguns professores,  funcionários e direção.



TOPO



Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito